Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Priôlo




O priôlo era até há pouco considerado uma subespécie do dom-fafe mas foram separados como duas espécies distintas em 1993. No entanto, esta separação não é consensual havendo ainda alguns autores que não reconhecem esta classificação.

Este passeriforme atinge um comprimento de 16 a 17 cm, possui um bico negro e forte, tem o corpo de cor cinza e a cauda preta, enquanto nos juvenis a cabeça é castanha. É facilmente reconhecido à distância pelo seu cantar característico, curto, flautado e melancólico bastante distintivo.

O Priôlo é uma espécie de ave endémica da ilha de São Miguel, mais especificamente da zona montanhosa localizada a leste desta ilha, que abrange os concelhos do Nordeste e da Povoação. Vive predominantemente na Serra da Tronqueira e no Pico da Vara, na parte Leste da ilha de São Miguel. Alimenta-se basicamente da flora (flores) das florestas Laurisilva.

A população até há pouco tempo estava estimada em cerca de 775 indivíduos, limitada a fragmentos de vegetação nativa ainda existentes.